sábado, 11 de agosto de 2001

O que é um domínio ?

O que é um domínio ?

Um domínio é um nome único de identificação de sua empresa ou produto na Internet.
Um nome de domínio é composto por palavras separadas por pontos, e que se tornam menos genéricas da direita para a esquerda.
Por exemplo: seunome.org é um domínio onde o .org significa que trata-se de um domínio internacinal e seunome é o nome da empresa.
Importante é que o conjunto todo (seunome.org, no nosso exemplo) seja único.
É possível por exemplo, registrar seunome.com.br que seria uma outra empresa.

O que é FAPESP ?

A FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - é a empresa responsável pelo registro e manutenção dos domínios .br . Ou seja, todos os domínios com terminação .br foram registrados na FAPESP.

Como posso saber se devo solicitar um domínio como empresa, pessoa física ou profissional liberal ?

A opção deve ser feita com base no nome de domínio escolhido:

Empresa - extensões : NET, ORG, COM, ART.BR, BR, COM.BR, ESP.BR, G12.BR, GOV.BR, IND.BR, INF.BR, MIL.BR, NET.BR, ORG.BR, PSI.BR, REC.BR, TMP.BR, ETC.BR .

Pessoa Física ou Profissionais Liberais - extensões: ADM.BR, ADV.BR, ARQ.BR, BIO.BR, CNT.BR, ECN.BR, ENG.BR, ETI.BR, FOT.BR, FST.BR, JOR.BR, LEL.BR, MED.BR, ODO.BR, PPG.BR, PRO.BR, PSC.BR, TUR.BR, VET.BR, ZLG.BR, NOM.BR .

Qual a documentação necessária para se registrar um domínio ?

Para os domínios para pessoa jurídica (Instituições) registrados na FAPESP (extensões :ART.BR, BR, COM.BR, ESP.BR, G12.BR, GOV.BR, IND.BR, INF.BR, MIL.BR, NET.BR, ORG.BR, PSI.BR, REC.BR, TMP.BR, ETC.BR) é necessário que a instituição que registrará o domínio possua um cartão de C.N.P.J. válido no ano em que está sendo registrado o domínio.
Em alguns domínios específicos (BR, ORG.BR , MIL.BR, G12.BR, GOV.BR , NET.BR) é necessário ainda documentação que comprove a natureza da atividade da Entidade.
Para os domínios para pessoa física e profissionais liberais registrados na FAPESP (Extensões: ADM.BR, ADV.BR, ARQ.BR, BIO.BR, CNT.BR, ECN.BR, ENG.BR, ETI.BR, FOT.BR, FST.BR, JOR.BR, LEL.BR, MED.BR, ODO.BR, PPG.BR, PRO.BR, PSC.BR, TUR.BR, VET.BR, ZLG.BR, NOM.BR ) é necessário que o indivíduo que registrará o domínio possua um cartão de C.P.F. válido no ano em que está sendo registrado o domínio.
Para os domínio registrados no INTERNIC (extensões:.NET, .ORG, .COM) não é necessário nenhum tipo de documentação.

Para registrar um domínio, é preciso possuir C.N.P.J. ?

Não. É possível registrar o domínio no Brasil utilizando uma das extensões possíveis para profissionais liberais ou pessoa física.
Consulte na página as extensões possíveis.
Além destas opções, é possível registrar com as extensões .COM, .ORG ou .NET, que são registradas nos Estados Unidos.
Cabe ressaltar que o preço é o mesmo, qualquer que seja a extensão escolhida.
Estes valores cobrem todos os meus custos com o meu site e o domínio registrado ?
Os valores dos planos cobrem todos os custos referentes ao serviço de Hospedagem, tanto a FAPESP quanto o INTERNIC cobram taxas adicionais referentes ao registro e estas serão enviadas diretamente há você no caso da FAPESP ou deverão ser pagas com cartão de crédito através de formulário on line no caso do Internic.
O Processo de solicitação dará todas as instruções de como realizar estes pagamentos.

Nenhum comentário: